quarta-feira, 20 de julho de 2011

OFICINAS DA ALDEIA SESC DE TEATRO E DANÇA 2011




Período de inscrição: 20/07/11 a 31/07/11
Locais de inscrição:
·         Envio da Ficha de inscrição para o e-mail: artescenicas-es@es.sesc.com.br
Ficha de inscrição disponível no site do SESC (www.sesc-es.com.br), e blog da Cultura SESC (http://culturasesc-es.blogspot.com) ou por solicitação via e-mail;
·         Ou inscrição presencial na Escola de Teatro e Dança FAFI
Critérios de seleção:
Atender aos pré-requisitos estabelecidos para cada Oficina, análise dos dados apresentados na Ficha de Inscrição.
Data para Divulgação dos resultados da seleção dos inscritos: 02/08/11, no site SESC/ES e Blog Cultura SESC/ES:

OFICINAS DE DANÇA

1.      CRIAÇÃO, COMPOSIÇÃO E PESQUISA COREOGRÁFICA - "UM SOPRO DE IDÉIAS”

Datas: 11 e 12/08/11
Horário: 9 h às 13 h
Local: Centro Cultural Carmélia
Carga horária: 8 horas
Quantidade de vagas: 20
Público alvo: Coréografos e bailarinos profissionais, estudantes avançados de dança
Orientadora: Esther Weitzman
Programa:
Discussões teóricas, debates e aulas práticas a fim de apoiar os profissionais na construção de pontes entre técnica e habilidades de composição. Reflexão em grupo sobre questões cênicas que surjam durante o processo de criação. Identificação de diferentes gêneros de composição. Possibilidades expressivas pertinentes aos elementos de um projeto artístico.
Sobre a Orientadora:
Esther Weitzman é especialista em Arte e Filosofia (PUC/RJ, 2006), formada em dança pela Escola Angel Vianna e em Educação Físicapela Universidade Gama Filho (1987). Atualmente, integra o corpo docente do Curso de Licenciatura em Dança e do Curso de Teatro da UniverCidade (RJ) além deser professora de dança contemporânea na PUC/RJ. Em 1999, criou a Esther Weitzman Companhia de Dança, firmando-se como coreógrafa no cenário da dança brasileira. Fundou, em 1992, o Studio Casa de Pedra – Centro de Educação e Arte do Movimento.

2.      COMPOSIÇÃO PARA MOVIMENTO
(Oficina do Palco Giratório)
Datas: 10/08/11
Horário: 9 h às 18 h
Local: Centro Cultural Carmélia
Carga horária: 8 horas
Quantidade de vagas: 20
      Público alvo: Dançarinos, atores, estudantes, performers, etc.
      Orientadoras: Maria Agrelli e Renata Muniz
Programa:
      Potencialização do uso do corpo como elemento para criação artística, promovendo exercícios de     conscientização, percepção corporal e composição do movimento. O workshop foi elaborado a    partir da experiência de criação do espetáculo Leve, que utilizou exercícios de improvisação como           laboratório para a elaboração coreográfica.
      Sobre as Orientadoras:
Maria Agrelli
Formada em Design de Moda e pós-graduanda pela Faculdade Angel Vianna, em Recife. Com formação em balé clássico, pelo Studio de Danças iniciou seu trabalho com dança contemporânea ao ingressar no Grupo Experimental, em 2001. Atuou no grupo até 2007 como bailarina, professora de balé clássico e contemporâneo durante este período. A partir de 2008 participou de espetáculos com Ivaldo Mendonça e com o Grupo Grial. Foi premiada melhor bailarina no XV Janeiro de Grandes Espetáculos (2009) pela sua atuação no espetáculo Tempo Fragmento, de Ivaldo Mendonça e em 2010, pelo espetáculo Leve, do Coletivo Lugar Comum. Hoje, desenvolve projetos com a Compassos Cia de Dança, como também, dar aulas de dança, ministra oficinas e desenvolve projetos pelo Coletivo Lugar Comum.
Renata Muniz
Iniciou sua formação em dança popular em 1992 na Escola Brasílica, fez parte do Balé Brincantes, A Cabra Alada e por último, integrou-se ao grupo Nação Pernambuco, participando de apresentações, espetáculos e três turnês pela Europa realizadas pelo grupo. Em 1999 ingressa no elenco do Grupo Experimental, onde participou de muitos espetáculos produzidos pelo grupo até 2007. Também trabalhou na Cia Zen de Dança em 2002, sob a direção de Marcelo Pereira. A partir de 2003, passa a integrar o quadro de professores do Espaço Experimental, ministrando aulas de Dança contemporânea, como também coreografando seus alunos. Em 2008, atua como bailarina no espetáculo Tempo Fragmento, de Ivaldo Mendonça. Atualmente é graduanda do curso de Fisioterapia na FIR (Faculdade Integrada do Recife), ministra oficinas e desenvolve projetos pelo Coletivo Lugar Comum.

     
OFICINAS DE TEATRO

3.      A RECONSTRUÇÃO DO JOGO RITUALÍSTICO NO TEATRO CONTEMPORÂNEO
Data: 05/08/11
Horário: 9 h às 11 h e de 14 ÀS 17 h
Local: Centro Cultural Carmélia
Carga horária: 5 horas
Quantidade de vagas: 20
Público alvo: Artistas e estudantes de teatro
Orientadora: Herê Aquino
Programa:
Criação da poética do espaço cênico em consonância com o ator criador, comunicação criativa e construtiva entre diretor, ator e espectador. Conscientização da obra de arte construída a partir das ações dialéticas de todas as forças que atuam na construção da cena, provocando o diálogo a partir dos dois eixos - razão e imaginação. Investigação prática sobre o Teatro Ritualístico. Reflexão sobre desdobramentos do papel da cena teatral contemporânea, para além do puro entretenimento.
OBS.: Os alunos deverão levar os materiais: um cabo de vassoura, um pedaço de tecido qualquer de 2 m x 50 cm, e uma venda para os olhos.
      Sobre a Orientadora:
Graduada em Gestão Pública pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e especializanda em Semiótica Aplicada à Literatura e Áreas Afins na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Diretora teatral, formada pelo Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura em 1999. É também, professora e pesquisadora teatral. Iniciou sua carreira como autodidata, em 1990, criando e dirigindo o “GrupoExpressões Humanas”. Possui no currículo, 21 espetáculos encenados e vários premios como diretora, cenógrafa e iluminadora.
4.      LEITURA DRAMÁTICA – DA PALAVRA À AÇÃO
(Oficina do Projeto Dramaturgia: Leituras em Cena 2011)
Data: 08, 09 E 10/08/11
Horário: 9 h às 13 h
Local: Escola de Teatro e Dança FAFI
Carga horária: 5 horas
Quantidade de vagas: 30
Público alvo: Estudantes de artes cênicas, Atores, Diretores, Professores de artes cênicas;
Orientador: Vítor Lemos
Programa:
                A leitura se torna dramatizada quando é realizada por um ator, o agente do ato.  O ato             depende da apropriação por parte do ator da palavra escrita pelo dramaturgo. O que          representa e como é possível se dar esta apropriação? A partir de fragmentos da obra    O BEIJO NO ASFALTO de Nelson Rodrigues, a oficina investigará um caminho capaz de           deslocar a palavra de sua condição originalmente literária para uma condição teatral.               Ou seja, investigar as possibilidades de fazer da palavra uma ação. 
            Sobre o Orientador:
                Ator, diretor e professor, Vítor Lemos é bacharel em Comunicação Social pelas            Faculdades Integradas Hélio Alonso – FACHA e Mestre em Teatro pela Universidade             Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO (2000).  Em 2002 participou de uma               residência sobre o Método de Stanislavski na Academia Russa de Arte Teatral - GITIS,                 em Moscou. É professor da PUC-RJ e coordenador do Curso de Teatro da UniverCidade            desde 2002, onde leciona interpretação teatral desde 1995.  Foi professor substituto      do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (2003) e do            Departamento de Interpretação Teatral da Universidade Federal do Estado do Rio de          Janeiro – UNIRIO (2009-2010). Seu último trabalho como diretor foi AS              MOÇAS de          Isabel Câmara (Ibam Cultural/2009 e Espaço Sesc/2010).

5.      DINAMICAS PARA A NARRATIVA DE HISTORIAS
(Oficina do Palco Giratório)
Data: 08/08/11
Horário: 8 às 12 h e 13 às 17 h
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória, Rua 13 de Maio, Centro
Carga horária: 8 horas
Quantidade de vagas: 20
Público alvo: Arte-educadores, estudantes de artes cênicas, atores, diretores, professores de artes cênicas;
Orientadora: Carolina Gracia
Programa:
                Oficina para auxiliar na formação de contadores de historias, atraves da reflexão sobre           a pratica e exploração de técnicas teatrais associadas á transmissão oral de narrativas             e ao uso de objetos e outros recursos.

                      Sobre a Orientadora:
                Pós-graduada como Especialista em Economia da Cultura pelo PPGE-UFRGS e                Licenciada em Artes Cênicas pelo DAD-UFRGS, trabalha como atriz, produtora cultural          e arte-educadora. Complementando sua formação, realizou cursos com: Yoshi Oida,               Thomas Leabhart, Augusto Boal, Hugo Suarez, Stephen Mottran e Ivaldo Bertazzo.      Atua na companhia Caixa do Elefante Teatro de Bonecos desde 2005. Como atriz,   recebeu o prêmio Tibicuera (1999), o troféu Festivale-RS (2000) e o prêmio                Tibicuera (2008).



Nenhum comentário:

Postar um comentário