quinta-feira, 9 de maio de 2013

PENSAMENTO GIRATÓRIO



Imagem inline 1
PENSAMENTO GIRATÓRIO

A projeção da energia vital do ator nos elementos de um espetáculo teatral.

O Núcleo Ás de Paus tem como foco de pesquisa aquilo que chama de “Prolongamentos do corpo do ator”. Isto consiste, basicamente, na visão de que o ator pode direcionar sua energia vital e sua potência cênica de maneira que sua presença abranja o que está além dos limites do seu corpo. Um exemplo claro deste tipo de qualidade de presença é o trabalho com animação de bonecos. Entretanto, existem outras possibilidades de projeção da presença cênica:
- O ator no espaço: O diálogo e a consciência do ator com relação ao espaço. As sutis maneiras de “inflar” a presença do ator na ocupação de um espaço;
- A potência sonora do ator: A voz enquanto “Prolongamento do corpo”. Sua vibração, sua qualidade sonora. A musicalidade do ator como ferramenta para estender sua presença.
- O corpo da personagem: Figurinos e adereços não apenas como acessórios, mas como a continuação viva do corpo do ator. Elementos como pernas-de-pau, muletas ou bastões como ferramentas que, se manipuladas com precisão, podem contribuir para a composição do corpo de uma personagem.
Além destas, existem dezenas de outras possibilidades. Por isso o Núcleo Ás de Paus propõe a discussão a respeito da presença cênica, na busca do entendimento de diferentes visões e as novas possibilidades a respeito desta importante questão do ofício do ator.

LOCAL: Casa Má Companhia
Rua Professor Baltazar 152 Centro Vitória
(Ladeira na lateral esquerda da Catedral)
DATA: 09/05/13
HORÁRIO: 19:30 H
ENTRADA FRANCA
Do Espetáculo: A Pereira da Tia Miséria
Núcleo Ás de Paus
LONDRINA / PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário