segunda-feira, 7 de abril de 2014

TEATRO DO OPRIMIDO NO PROJETO SESC DRAMATURGIA – LEITURAS EM CENA 2014

Oficina de Leituras Dramáticas: Teatro do Oprimido
Orientadores: Helen Sarapeck (RJ) e Felipe Dall’Orto (ES)
Data: 12 e 13/04/2014
Horários: sábado, de 14 h as 20 h; domingo de 10 h as 13 h e de 14 h as 17 h
Local: Sede da Cia Folgazões de Artes Cênicas (Rua Nestor Gomes, 168, Centro, Vitória)
Inscrições: até dia 09/04, através do envio da Ficha de Inscrição, que deve ser solicitada pelo e-mail cultura@es.sesc.com.br
Requisitos: Ser estudante ou profissional de teatro, ter disponibilidade para participar de uma Leitura Dramática que será organizada durante a Oficina, e será apresentada após um mês.

SOBRE O PROJETO DRAMATURGIA – LEITURAS EM CENA
O Projeto “Dramaturgia: Leituras em Cena” foi criado para estimular a prática de leitura de textos teatrais e divulgar textos inéditos e consagrados da dramaturgia nacional e internacional. Pretende instrumentalizar e chamar atenção de diretores e atores, para as potencialidades cênicas, ou novos ângulos, de textos inéditos ou consagrados. Precedendo às leituras dramatizadas, são realizadas oficinas de dramaturgia.
Durante a Oficina os participantes são convidados a organizar Leituras Dramáticas, orientados pelo ministrante, que serão apresentadas, após um mês de ensaios, para o público em geral. Para esse momento de ensaios das Leituras Dramáticas os alunos recebem uma ajuda de custo financeira. Os dias e horários de ensaios são definidos em comum acordo com os grupos.

SOBRE A OFICINA E O TEATRO DO OPRIMIDO
O Teatro do Oprimido (TO) é um método lúdico e pedagógico, criado por Augusto Boal, utilizado em vários países. Trata-se de um instrumento eficaz de comunicação e de busca de alternativas concretas para a superação de problemas reais, através de meios estéticos. A metodologia de trabalho é baseada na interação com as comunidades e partícipes, resultando na busca de soluções efetivas de transformação social e de superação de injustiças. O Método cria condições para que o oprimido se aproprie dos meios de produção teatral e amplie suas possibilidades de expressão.
De essência democrática e vocação pluralista, o TO vem sendo utilizado como metodologia na luta contra o racismo, o sexismo, na mediação de conflitos em países e comunidades em estado de guerra, na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, em hospitais psiquiátricos como suporte terapêutico, em escolas para ampliar o debate entre a comunidade escolar, e outras áreas, numa perspectiva ampla, tendo sempre como ênfase a busca plena dos direitos humanos.
O Centro de Teatro do Oprimido – CTO, criado e dirigido por Augusto Boal durante 23 anos, é uma associação sócio-cultural sem fins lucrativos, cujos objetivos são: democratização dos meios de produção cultural, difusão do Teatro do Oprimido no Brasil, ativação e fortalecimento da cidadania, através da implementação de projetos sócio-culturais que estimulem a participação protagônica das camadas menos privilegiadas da sociedade, e visem à transformação da realidade através da abertura de espaços de diálogos.

A proposta do Centro de Teatro do Oprimido para o projeto SESC Dramaturgia – Leituras em Cena, é usar o arsenal de jogos e técnicas do Teatro do Oprimido para estimular o debate sobre o tema dos textos dramatúrgicos e do contexto histórico e social de 50 anos atrás, comparado aos dias de hoje.

SOBRE OS ORIENTADORES
Helen Sarapeck (RJ):
Pós-graduada em Teatro na Educação na UERJ, é atriz profissional pela Escola de Teatro Martins Pena.  Coordenadora Geral, desde 2009 e Curinga, desde 1990 do Centro de Teatro do Oprimido, que teve a direção de Augusto Boal. Mestranda em Artes Cênicas pela UNIRIO.
Atuante no Teatro do Oprimido, ministra Cursos, Workshops e Oficinas, participa e coordena programas de formação de multiplicadores na metodologia em projetos em todo o território nacional, na área da cultura, educação, saúde e sistema prisional. Fora do Brasil já realizou workshops e apresentações teatrais na Inglaterra, Alemanha, Áustria, Estônia, Portugal, Dinamarca, México, Peru, Croácia e Guatemala.
Felipe Dall’Orto (ES):
Ator, diretor de teatro, Mestre em Artes Cênicas pela UNIRIO, Coordenador e Multiplicador do Projeto Teatro do Oprimido em Vitória (ES), Professor do curso de Artes Visuais da UNEB, e do curso de Jornalismo/Publicidade e Propaganda da Faculdade Estácio de Sá.

Participou como ator e diretor de diversos espetáculos e filmes no Espirito Santo. Também trabalhou como roteirista de curtas-metragens, e educador nas áreas de artes e jornalismo em outras instituições de ensino e ONG’s.

Nenhum comentário:

Postar um comentário