sábado, 14 de janeiro de 2012

PALCO GIRATÓRIO inicia 2012 com a Cia AMOK (RJ) no Theatro Carlos Gomes

CIA AMOK TEATRO NO PALCO GIRATÓRIO DO SESC

A companhia carioca de teatro AMOK, coordenada pelo francês Stephane Brodt e pela brasileira Ana Teixeira, apresenta dois espetáculos no Theatro Carlos Gomes no mês de janeiro em Vitória, dentro da programação do Projeto do SESC PALCO GIRATÓRIO.
Além dos espetáculos, o diretor da Companhia AMOK ministra a OFICINA Improvisação com Máscaras Balinesas na Escola de Teatro, Dança e Música FAFI, e participa de um PENSAMENTO GIRATÓRIO sobre Antonin Artaud, juntamente com o Diretor de Teatro Wilson Coelho.

AMOK TEATRO

Em 1998, a brasileira Ana Teixeira e o francês Stephane Brodt fundam no Brasil a Cia Amok Teatro.
Durante seus 12 anos, as criações do grupo tiveram um grande reconhecimento da crítica e do público e receberam inúmeros prêmios e indicações: Cartas de Rodez,1998: prêmio Shell de melhor ator e melhor direção; Mambembe de melhor espetáculo e indicação pela direção. O Carrasco, 2001: prêmio Governo do Estado do RJ de melhor espetáculo; indicação ao Shell pela maquiagem e figurino. Macbeth, 2004: indicação ao Shell de figurino e ao BR de Qualidade de melhor ator; selecionado pelo O Globo entre os melhores espetáculos do ano. Savina, 2006: indicação ao Shell pelo figurino. O Dragão, 2008: indicação ao Quem de melhor ator e melhor atriz e eleito pelo O Globo entre as melhores peças do ano. Kabul, 2009: prêmio APTR pela música.
Em 2003, o grupo inaugura a sua sede no Rio de Janeiro, a Casa do Amok, um laboratório de investigação cênica, onde treinamento, criação e reflexão são indissociáveis.

O DRAGÃO

O Dragão é uma criação sobre o tema da guerra, a partir de fatos e depoimentos reais de um trágico conflito travado no coração do Oriente Médio. Através do olhar de quatro personagens - dois palestinos e dois israelenses – o Amok Teatro pretende abordar a intimidade da dor infligida pela guerra quebrando a visão distanciada da mídia e da análise dos especialistas que apresentam os fatos, para fazer surgir personagens e testemunhos de destinos confiscados pelo horror.
É um espetáculo sobre o diálogo, a paz e a possibilidade de encontrar atrás da crueldade e da violência uma real humanidade.
O Dragão estreou em 2008 e foi selecionado entre os dez melhores espetáculos do ano pelo jornal carioca O Globo.

Ficha Técnica
Direção: Ana Teixeira
Montagem do texto: Ana Teixeira e Stephane Brodt
Elenco: Stephane Brodt, Marcia do Valle, Rosana Barros e Bruce Araujo
Música: Beto Lemos (tocando: alaúde, darbuka, bodhran e viola de gamba)
Assistente de direção: Kely Brito
Iluminação:     Renato Machado
Figurino: Stephane Brodt
Cenário: Ana Teixeira
Costureira: Dora Pinheiro
Professora de árabe: Samaher Omran Muhmed
Professora de hebraico: Miriam Weitzman
Operação de luz: Rodrigo Maciel
Fotografia: Fernanda Ramos
Produção: Erick Ferraz

Classificação etária: 12 anos
Duração: 1h10



CARTAS DE RODEZ


O espetáculo Cartas de Rodez é uma seleção de cartas do ator, poeta e dramaturgo francês Antonin Artaud à seu psiquiatra, Doutor Ferdière, durante o período em que esteve internado como louco no manicômio de Rodez, de 1943 a 1946.
As cartas são um diálogo desesperado de Artaud com seu médico e, através dele, com toda a sociedade.
No espetáculo, não procuramos imitar Artaud nem nos separar completamente dele. Trata-se de uma transposição para a cena do poeta e de sua situação.
A construção deste espetáculo nos levou a estabelecer um diálogo teatral entre Antonin Artaud e Etienne Decroux: dois homens pertencentes à mesma geração, que romperam com seus predecessores e fundaram o trabalho do ator sobre uma ciência precisa e rigorosa do corpo. Quisemos confrontar suas pesquisas, suas visões, imaginar o ator como um hieróglifo animado, desenhando o espaço com seus gestos e golpeando forte o ar com o sopro.
Cartas de Rodez estreou em 1998 no Instituto Philipe Pinel no Rio de Janeiro e recebeu o prêmio Shell de Teatro de melhor direção para Ana Teixeira e melhor ator para Stephane Brodt.
O espetáculo recebeu também o prêmio Mambembe de melhor espetáculo, além da indicação de melhor direção para Ana Teixeira. 


Ficha Técnica:
Autor: Antonin Artaud
Tradução: Lilian Escorel
Adaptação: Ana Teixeira e Stephane Brodt
Direção: Ana Teixeira
Elenco: Stephane Brodt
Figurinos: Amok Teatro
Cenário: Ana Teixeira
Iluminação: Wilson Reiz e Stephane Brodt
Música: Charles Ives e Shostakovich
Operação de luz: Rodrigo Maciel
Fotografia: Renata Collaço
Produção: Erick Ferraz

Classificação etária: 12 anos
Duração: 55 min



OFICINA IMPROVISAÇÃO COM MÁSCARAS BALINESAS

 A oficina de Improvisação com Máscaras Balinesas visa levar o ator ao “estado de improvisação” tendo como suporte o recurso da máscara tradicional. A oficina procura levar o aluno a compreender os princípios do teatro bruto através da experiência prática e da observação.

Resumo dos conteúdos que serão ministrados:
- Características fundamentais da máscara tradicional, a especificidade da máscara balinesa.
- Do contador ao ator: trabalho sobre os princípios da narração e do desenvolvimento da imaginação verbal a partir da prática do contador de história.
- Improvisação com máscaras no espaço: a partir de um tema geral, preparação de canevas, trabalho sobre as “entradas” e sobre a noção de “estado”.
- Construção do espaço vazio.

Carga horária: 8 horas-aulas (incluindo a participação no Pensamento Giratório).
Público alvo: atores, diretores, estudantes de teatro.
Pré-requisito: experiência anterior mínima de 1 (um) ano com teatro (cursos, espetáculos)

Profissional Responsável: Stephane Brodt (diretor e ator do Amok Teatro).

Curriculum Vitae:
 Após uma formação clássica no Teatro - Escola Catherine Brieux (Comédie Française), Stephane Brodt estuda na Escola Internacional do Mimodrama de Paris - Marcel Marceau e na Escola de Mímica Corporal Dramática de Paris onde trabalha a técnica de Etienne Decroux. Em 1991, ingressa na Cia Théâtre du Soleil, e sob a direção de Arianne Mnouchkine participa dos espetáculos “Iphigenie”, “Agamemnon”, “Les Eumenides” entre outros. Entre 1991 e 1997, passa várias temporadas em Bali estudando com mestres diferentes estilos de Topeng (teatro tradicional de máscaras) e escultura de máscaras. Em 1994, funda na França o Toko Teatro e dirige o espetáculo “Conteurs”. Em 1998, funda com Ana Teixeira a Cia Amok Teatro no Rio de Janeiro. Com o monólogo “Cartas de Rodez” (1998) recebe o Prêmio Shell de Melhor Ator. Em 2003, com “Macbeth”, de Shakespeare, interpreta o papel título. Em 2008, com o “O Dragão”, é indicado ao Prêmio Quem de Melhor Ator. Atualmente é curador do ECUM - Encontro Mundial das Artes Cênicas.

PENSAMENTO GIRATÓRIO
Palestra seguida de debate com o público sobre o tema: Antonin Artaud.
Aberto ao público em geral, mas especialmente dirigido aos artistas de teatro.
Debatedores: Cia Amok e Wilson Coelho
Dia 23/01/12,das 18h às 20h, na Escola de Teatro, Dança e Música FAFI

SERVIÇO

ESPETÁCULOS:
O Dragão – dia 21/01/12
Cartas de Rodez – dia 22/01/12
Local: Theatro Carlos Gomes, Vitória, ES
Ambos às 20 h!


OFICINA IMPROVISAÇÃO COM MÁSCARAS BALINESAS
Dia: 23/01/12
Local: Escola de Teatro e Dança FAFI
Horário: 10:00 as 16:00
INSCRIÇÕES de 11/12/12 à 18/01/12,
Presencialmente na Escola de Teatro, Dança e Música; ou através do envio da ficha de inscrição (aqui) para o email: artescenicas-es@es.sesc.com.br
Resultado da seleção no dia 19/01/12 na FAFI e no blog do SESC Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário