domingo, 30 de setembro de 2012



SESC DRAMATURGIA: LEITURAS EM CENA 2012
Serviço:
Oficina de Leitura Dramática
Oficineiro: Fernando Piancó - CE
Dias: 09, 10 e 11 de outubro
Horário: 18:00 às 22:00
Local: Salão da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória, Rua Treze de Maio, Centro, Vitória
Inscrições do dia 28/09 até 04/10 por email, através do preenchimento da Ficha de Inscrição anexa , e reenvio para o email: sescesartescenicas@gmail.com
Ou presencialmente: na sede do Setor de Cultura do SESC, situado à Rua Misael Pedreira da Silva, Ed. Casa do Comércio, sala 503/504, Santa Lúcia, Vitória, no horário de 9:00 as 17:00, e na Escola de Teatro Dança e Música FAFI, Centro, Vitória.
 Informações: sescesartescenicas@gmail.com  3324-6113 ou 3324-1168
Oficina:
A oficina se propõe exercitar a prática da leitura dramática, desenvolvendo a capacidade de leitura unida à interpretação do texto. A partir da exploração dos aspectos formais e de conteúdo de um texto, desde a pontuação, as rubricas/didascálias e o estilo que o autor escreve até os possíveis sentidos presentes, passando pelo estudo dos personagens e dos contextos da obra.
Busca, também, aprofundar algumas capacidades do trabalho expressivo do ator, tais como a precisão do sentimento do personagem, a construção de nuances, silêncios, ritmos.
Oficineiro:
Fernando José de Brito Piancó (Fernando Piancó)
Formado em Letras, e em Direção Teatral pelo Colégio de Direção Teatral do Instituto Dragão do Mar (Fortaleza/CE), parecerista e avaliador de projetos culturais e artísticos de várias instituições, gestor de cultura, ator, diretor e professor de teatro.



sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Ficha de Inscrição para os Seminários Pique-Arte 2012





TEATRO | DANÇA | CINEMA | MÚSICA

Arte para Infância e Juventude
28, 29 e 30 de Setembro 2012
Auditório do Ed. Casa do Comércio 
Rua Misael Pedreira da Silva, 138 (ao lado da SEDU)
 Santa Lúcia, Vitória - ES





Entendendo que o SESC tem como um de seus princípios fomentar ações no campo da arte/cultura que articulem a educação e o lazer, a reflexão e a fruição, o bem-estar do ser humano e o desenvolvimento social, apresentamos uma proposta de investimento nos cidadãos do futuro, como parte de um plano maior que tem por meta um crescente número de cidadãos mais sensíveis, críticos e conscientes do seu papel transformador.

Neste sentido, o SESC promoverá o Encontro de Arte para Crianças, voltado para arte-educadores, e especialmente para artistas, técnicos e produtores das linguagens de Teatro, Dança, Cinema e Música, que produzem, ou que desejem discutir obras de qualidade para o segmento infantil.

A arte tem um papel decisivo na educação infantil, pois ela pode fazer a diferença na formação do indivíduo, instigando-o a ser alguém crítico, e a contemplá-lo com referências e conceitos que o tornarão alguém mais sensível e questionador quando adulto.
 

PROGRAMAÇÃO



Dia 28/09

19h às 22h – Abertura: apresentação dos convidados, seus projetos artísticos e pedagógicos.



Dia 29/09

 09h às 12h30min - GT*  - “Quem educa quem?”

14h às 17h30min – GT – Tema específico de cada linguagem.
Teatro: "Práticas, temáticas e qualidade dos espetáculos de teatro para Infância e Juventude"
Dança: “Dança, crianças e jovens: apresentar ou dialogar?”
Cinema: "Produção de conteúdo criativo para crianças"
Música: "Mercado musical para infância e juventude"
18h às 19h – PALCO ABERTO: Mostra de produções artística**
19h às 22h – Palestra dos convidados: “Panorama ou aspectos de arte para infância e Juventude”.

Dia 30/09
09h às 12h30min – GT “Produção local de arte para infância e juventude”.*
14h às 17:30 – Apresentação das sínteses dos GT’S.

*GT= grupos de trabalho por linguagem: terão como objetivo                                                            
compartilhar experiências e fomentar reflexões
 sobre questões específicas. Os participantes serão
conduzidos aos GT’s de cada linguagem de acordo
com sua inscrição.
** Espaço aberto para exposição de trabalhos artísticos
realizados neste tema (infância e juventude)



PALESTRANTES CONVIDADOS



MÚSICA




Érica Campos de Paula (RJ): coordena a área de comunicação do selo "Palavra Cantada", é educadora musical no FAETEC e na SME (RJ) e pesquisa a produção musical para crianças no Brasil. Formada em licenciatura em música pela UFES, cursa atualmente a pós-graduação em Educação Musical no Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro.


Leandro Maia (RS): é compositor, violonista, cantor e arranjador com prêmios e experiência internacional. Entre 2006 e 2009 atuou como professor de música na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, onde idealizou e coordenou o projeto “Som da Cidade” e o grupo “Tamborilando – tambores em rede”. Atualmente, é professor da UFPEL (Universidade Federal de Pelotas /RS) nos Cursos de Música e de Licenciatura em Pedagogia à Distância. Como arranjador e compositor para formações corais, com ênfase em coros juvenis, participou de coletâneas como: "Música Brasileira para Coro Juvenil" (Funarte, 2010) e "Caetano e a Filosofia" (Editora UFBA, 2011). Autor do CD-livro "Palavreio" (2008), está em fase de finalização de seu próximo disco intitulado "Mandinho", dedicado ao universo infanto-juvenil.


Márcia Coradine (ES): é cantora, compositora e educadora musical. Licenciada em Matemática (1980) e Música (2010), lançou em 2001 o disco intitulado “Maracujá na Bananeira”, com composições próprias sobre poesias capixabas. Em 2007, lançou o disco “Pássaro de Fogo”, que vem acompanhado de um livro no qual estão presentes algumas histórias criadas ou revisitadas por ela, que fluíram de relações vivenciadas com crianças e adultos, na própria escola ou em outros lugares. Desde 2001 trabalha na Rede Municipal de Ensino de Vitória com o projeto “Música e Outras Expressões”.


DANÇA

Marta Cesar (SC) é Especialista em Dança Cênica, dirige a Ateliê Cia. de Dança), é representante de Santa Catarina no Colegiado Setorial de Dança (Minc/FUNARTE), coordenadora cultural da Aliança Francesa de Florianópolis, Diretora do Múltipla Dança – Seminário Internacional de Dança Contemporânea e produtora do grupo musical Cravo-da-Terra.
Isabel Marques (SP) é formada em Pedagogia pela USP, fez Mestrado em Dança no Laban Centre for Movement and Dance (Londres) e doutorado na Faculdade de Educação da USP. Membro da International Society for Education through Art (INSEA) e da Associação de Arte Educadores de São Paulo.
Déia Fiorio (ES) é graduada em dança pela UFBA 1999 e Mestre em Artes UNICAMP 2005. Professora e coreógrafa na Escola de Teatro e Dança FAFI e no projeto Semearte da Secretaria de Educação de Cariacica.  Criou em 2007 a Companhia Urucum de Dança Teatro.

TEATRO
Ilo Krugli (SP) é diretoratorartista plástico e escritor argentino. Uma das principais figuras do teatro para crianças no Brasil é também o fundador do Grupo Ventoforte. O Grupo se dedica ao universo infantil, por meio da criação de espetáculos e de atividades integradas com educação.
Ana Elizabeth Japiá (PE) é diretora, dramaturga, atriz e arte educadora, dedica-se ao teatro para a infância e juventude desde 1996. Ministrou diversos cursos de teatro e participa do Núcleo de Teatro para a Infância e Juventude do SESC/PE. Premiada pelo espetáculo “Um Livro de Fábulas”.
Marcia Gaudio (ES) é atriz, produtora e diretora, professora da Escola de Teatro, Dança e Música FAFI desde a sua criação. Atuou em “A Revolta dos Brinquedos”, entre outros, e é diretora do Auto da Paixão de Cristo de Santo Antônio há quase 10 anos. Membro do Conselho Estadual de Cultura do ES.

CINEMA
Christian Saghaard (SP) é cineasta, fotógrafo e produtor de oficinas e mostras audiovisuais; trabalha há mais de 15 anos em festivais, mostras e projetos de exibição, fazendo curadorias e programações. É curador da Mostra Infantil do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo. Coordenou diversos oficinas audiovisuais infanto-juvenis.
Juliano Enrico (ES) é formado em jornalismo e artes plásticas. Co-fundador da Revista Quase e da TV Quase, diretor do documentário "Touro Moreno" para TV Cultura, co-diretor da série "Loja de Inconveniências" para MTV, dos curtas "Cachaça", "Raquetadas para a Glória" e "A Maldição do Caipora" e criador do "Irmão do Jorel", primeira  série de animação original do Cartoon Network na América Latina.


Sáskia Sá (ES) é Mestre em Educação pela UFES e graduada em Comunicação Social/ Jornalismo. Cine-educadora com prática em educação de nível superior e oficinas de realização audiovisual e cineclubismo. Palestrante na área de cinema e educação.  Diretora e roteirista, diretora de produção, assistente de direção e figurinista. Foi presidente da ABD Capixaba em duas gestões e Diretora Administrativa da ABD Nacional. Coordenadora e Produtora Executiva da Mostra Produção Independente da ABD Capixaba até sua quarta edição.
 

Você pode baixar a ficha de inscrição aqui.



Mais informações no telefone  (27) 3324-1168