quinta-feira, 29 de agosto de 2013

SESC DRAMATURGIA 2013 – LEITURAS EM CENA

Oficina: DOCE POÉTICA DO CORTE
Ministrante: Juliana Pamplona (RJ)

Ementa: A oficina “Doce poética do corte//” propõe estratégias teóricas e práticas de aproximação dos três primeiros textos teatrais da dramaturga Grace Passô (MG), encenados pelo Grupo “Espanca!”, e publicados recentemente: Por Elise! (2005); Amores surdos (2006) e Congresso internacional do medo (2008). A criação de imagens poéticas extremamente delicadas e o corte que revela o material do qual o teatro é feito, marcam esses mundos fictícios fabricados por Passô. Nada resume esse estado de criação melhor do que a citação da própria autora extraída do site do Grupo “Espanca!”: “Osso com o coração” – com o coração sim, mas “osso” – um exemplo perfeito de distorção e jogo com a palavra que transita entre lirismo e corte.
As três peças escolhidas além de oferecerem um campo rico para a investigação de procedimentos dramatúrgicos, permitem, ainda, discussões urgentes acerca da cena contemporânea. “Doce poética do corte //” deve funcionar como um laboratório de investigação das relações entre palavra, cena e público. Seguiremos em direção a um debate sobre a importância da invenção de um modo próprio de estar em cena, via procedimentos de meta-teatro, da intradutibilidade e da elasticidade das possibilidades cênicas que são apresentados de modo singular nas peças em foco. O trabalho com o texto também servirá para refletir sobre as noções de autoralidade que o trabalho de ator pode imprimir.
Público-alvo: estudantes de teatro, atores, diretores e dramaturgos.

Carga horária: 12 horas/aulas

Número máximo de participantes: 28
Local: Casa Má Companhia
           Rua: Professor Baltazar, 152, Centro, Vitória (Próximo a Catedral)
Dias/horários: 07 e 08/09, das 14 h às 18h e dia 09/09, das 9 h as 13 h

ATENÇÃO: Os participantes farão parte de Leituras Dramáticas, a serem desenvolvidas em período a combinar, posterior a Oficina, com direito a ajuda de custo para esse fim.

FAVOR SOLICITAR FICHA DE INSCRIÇÃO PELO E-MAIL sescesartescenicas@gmail.com
ENVIAR FICHA DE INSCRIÇÃO PREENCHIDA PARA O EMAIL sescesartescenicas@gmail.com ATÉ O DIA 04/09/2013 OU ENTREGÁ-LA NO SETOR DE CULTURA DO SESC: Rua Misael Pedreira da Silva, nº138, Salas 503/504, Santa Lucia, Vitória, ES, CEP 29056-230. Telefone: 33246113 - 3324-1168.
A LISTA DE SELECIONADOS ESTARÁ NO BLOG A PARTIR DO DIA 05/09/2013. http://culturasesc-es.blogspot.com.br/


REALIZAÇÃO: SESC/ES
PARCERIA: Casa Má Companhia

Nenhum comentário:

Postar um comentário