Oficina de
Leituras Dramáticas: Teatro do Oprimido
Orientadores: Helen Sarapeck (RJ) e Felipe Dall’Orto (ES)
Data: 12 e 13/04/2014
Horários: sábado, de 14 h as 20 h; domingo de 10 h
as 13 h e de 14 h as 17 h
Local: Sede da Cia Folgazões de Artes Cênicas
(Rua Nestor Gomes, 168, Centro, Vitória)
Inscrições: até dia 09/04, através do envio da Ficha
de Inscrição, que deve ser solicitada pelo e-mail cultura@es.sesc.com.br
Requisitos: Ser estudante ou profissional de teatro,
ter disponibilidade para participar de uma Leitura Dramática que será
organizada durante a Oficina, e será apresentada após um mês.
SOBRE O PROJETO DRAMATURGIA –
LEITURAS EM CENA
O Projeto “Dramaturgia: Leituras em Cena” foi criado para estimular a
prática de leitura de textos teatrais e divulgar textos inéditos e consagrados
da dramaturgia nacional e internacional. Pretende instrumentalizar e chamar
atenção de diretores e atores, para as potencialidades cênicas, ou novos
ângulos, de textos inéditos ou consagrados. Precedendo às leituras
dramatizadas, são realizadas oficinas de dramaturgia.
Durante a Oficina os participantes são convidados a organizar Leituras
Dramáticas, orientados pelo ministrante, que serão apresentadas, após um mês de
ensaios, para o público em geral. Para esse momento de ensaios das Leituras
Dramáticas os alunos recebem uma ajuda de custo financeira. Os dias e horários
de ensaios são definidos em comum acordo com os grupos.
SOBRE A OFICINA E O TEATRO DO
OPRIMIDO
O Teatro do Oprimido (TO) é um método lúdico e pedagógico, criado por
Augusto Boal, utilizado em vários países. Trata-se de um instrumento eficaz de
comunicação e de busca de alternativas concretas para a superação de problemas
reais, através de meios estéticos. A metodologia de trabalho é baseada na
interação com as comunidades e partícipes, resultando na busca de soluções
efetivas de transformação social e de superação de injustiças. O Método cria condições
para que o oprimido se aproprie dos meios de produção teatral e amplie suas
possibilidades de expressão.
De essência democrática e vocação pluralista, o TO vem sendo utilizado
como metodologia na luta contra o racismo, o sexismo, na mediação de conflitos
em países e comunidades em estado de guerra, na prevenção de doenças
sexualmente transmissíveis, em hospitais psiquiátricos como suporte
terapêutico, em escolas para ampliar o debate entre a comunidade escolar, e
outras áreas, numa perspectiva ampla, tendo sempre como ênfase a busca plena
dos direitos humanos.
O Centro de Teatro do Oprimido – CTO, criado e dirigido por Augusto Boal
durante 23 anos, é uma associação sócio-cultural sem fins lucrativos, cujos objetivos são: democratização
dos meios de produção cultural, difusão do Teatro do Oprimido no Brasil,
ativação e fortalecimento da cidadania, através da implementação de projetos
sócio-culturais que estimulem a participação protagônica das camadas menos
privilegiadas da sociedade, e visem à transformação da realidade através da
abertura de espaços de diálogos.
A proposta do Centro de Teatro do Oprimido para o projeto SESC Dramaturgia
– Leituras em Cena, é usar o arsenal de jogos e técnicas do Teatro do
Oprimido para estimular o debate sobre o tema dos textos dramatúrgicos e do
contexto histórico e social de 50 anos atrás, comparado aos dias de hoje.
SOBRE OS ORIENTADORES
Helen Sarapeck (RJ):
Pós-graduada em Teatro na
Educação na UERJ, é atriz profissional pela Escola de Teatro Martins Pena. Coordenadora Geral, desde 2009 e Curinga,
desde 1990 do Centro de Teatro do Oprimido, que teve a direção de Augusto Boal.
Mestranda em Artes Cênicas pela UNIRIO.
Atuante no Teatro do Oprimido,
ministra Cursos, Workshops e Oficinas, participa e coordena programas de
formação de multiplicadores na metodologia em projetos em todo o território
nacional, na área da cultura, educação, saúde e sistema prisional. Fora do
Brasil já realizou workshops e apresentações teatrais na Inglaterra, Alemanha,
Áustria, Estônia, Portugal, Dinamarca, México, Peru, Croácia e Guatemala.
Felipe Dall’Orto (ES):
Ator, diretor de teatro, Mestre
em Artes Cênicas pela UNIRIO, Coordenador e Multiplicador do Projeto Teatro do
Oprimido em Vitória (ES), Professor do curso de Artes Visuais da UNEB, e do
curso de Jornalismo/Publicidade e Propaganda da Faculdade Estácio de Sá.
Participou como ator e diretor de
diversos espetáculos e filmes no Espirito Santo. Também trabalhou como
roteirista de curtas-metragens, e educador nas áreas de artes e jornalismo em
outras instituições de ensino e ONG’s.
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